OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS AERÓBICOS
As vantagens dos exercícios aeróbicos para o coração são bem conhecidas. O corpo todo, entretanto, se beneficia. Estes exercícios trabalham o coração, que é um músculo, fortalecendo-o.
Os benefícios incluem:
Aumento da eficiência cardíaca
O coração bombeia mais sangue a cada batida, permitindo reduzir a freqüência cardíaca em repouso e durante a atividade física.
Perda de peso
Como estes exercícios queimam gordura, é possível reduzir a quantidade de gordura corporal.
Garantia de saúde mental
A prática regular de exercícios aeróbicos promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e ansiedade.
Melhora do sistema imunológico
Muitos estudos demonstraram que as pessoas que praticam exercícios regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como gripe e resfriado.
Prevenção de doenças
A obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer. Na medida em que você emagrece, reduz o risco de desenvolver estas doenças. Também existem evidências de que alguns exercícios, como a caminhada, por exemplo, podem diminuir o risco da osteoporose e suas complicações, enquanto exercícios de baixo impacto, como a natação e a hidroginástica, podem aliviar os sintomas de pacientes com artrite ou artrose.
Maior expectativa de vida
Em 1986, estudos americanos publicados noNew England Journal of Medicinemostraram pela primeira vez a associação entre a prática de exercícios e o aumento da expectativa de vida. Posteriormente, outros estudos obtiveram resultados semelhantes.
Maior disposição
A atividade física pode deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após os exercícios, mas a longo prazo é responsável por uma maior disposição e redução da fadiga.
Aumento da força muscular
Os exercícios aeróbicos estimulam o crescimento de pequenos vasos sangüíneos nos músculos (capilares), fornecendo maiores quantidades de oxigênio e ajudando a eliminar do organismo produtos indesejáveis, como o ácido láctico. Dessa forma, é possível combater a dor em pessoas com dores musculares crônicas, fibromialgia e lombalgia crônica.
Para obter melhores resultados, as atividades aeróbicas devem ser combinadas com exercícios de resistência - para aumentar a força - e alongamento - para melhorar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.
COMO PRATICAR EXERCÍCIOS CORRETAMENTE
O primeiro passo para praticar exercícios corretamente é conversar com o seu médico. Isso é ainda mais importante se você tem mais de 40 anos de idade, fuma, bebe, é sedentário, está acima do peso ou tem doenças crônicas. O médico pode ajudá-lo a escolher a atividade física mais adequada para você.
Para se manter em forma, não é necessário ser um atleta profissional. As recomendações para um programa de condicionamento cardiovascular incluem a prática de exercícos de três a cinco vezes por semana, cerca de 20 ou 30 minutos por dia, com uma intensidade de cerca de 50 a 80% da sua capacidade máxima.
Não é preciso comprar equipamentos caros para se manter em forma. Alguns exercícios não exigem nada além de um bom par de tênis. Qualquer atividade deve ser precedida por cinco ou dez minutos de aquecimento, bem como cinco ou dez minutos de alongamento, para ajudar a evitar lesões. Não faça alongamentos enquanto estiver frio, mas sim quando os músculos e as articulações estiverem aquecidos e mais elásticos. Para quem gosta de correr, uma boa idéia é dar uma caminhada, alongar e, então, começar a correr. Em seguida, é importante realizar uma nova sessão de alongamento. Se o tempo permitir apenas uma sessão de alongamento, é melhor fazê-lo após a atividade física.
No início, vá devagar. Podem ser necessárias algumas semanas até conseguir realizar uma atividade física por 20 ou 30 minutos ininterruptos.
Fonte:A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS AERÓBICOS – Saúde - Jornal Carreira e Sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário